8 de Março: Mulheres trabalhadoras na luta contra a violência e a retirada de direitos!

8m-rp

Este 8 de Março é mais um Dia Internacional da Mulher, e as mulheres trabalhadoras brasileiras seguem enfrentando grandes desafios no dia-a-dia. Além da violência do machismo que afeta a todas, principalmente as mais pobres, não-brancas e LBT’s, com altos índices de feminicídio, racismo, lesbofobia, bifobia e transfobia, as mulheres lidam com uma rotina de jornada dupla e até tripla, com maiores responsabilidades no trabalho doméstico e reprodutivo, salários mais baixos que os homens para as mesmas funções e maior desemprego em relação a eles.

Outra ameaça contra as mulheres é a reforma da previdência apresentada pelo governo federal que, se aprovada, deve piorar ainda mais as condições de vida das trabalhadoras. Entre tantas outras ameaças de retrocesso, há também as restrições ao direito ao próprio corpo com promessas de reformas que vão na contra-mão da legalização do aborto.

Nesse cenário, chamamos as mulheres trabalhadoras à luta, resgatando a origem socialista e combativa do 8 de Março. Mais do que a igualdade nos termos do capitalismo, queremos a superação desse sistema, com a real emancipação das trabalhadoras e dos trabalhadores, lutando para a construção de uma sociedade socialista libertária! E, para isso, devemos contar com nossas próprias forças!

Essa data também é importante para lembrarmos das tantas mulheres que batalharam e até morreram para que chegássemos até aqui! Para lembrarmos das que continuam dedicando sua vida à nossa luta. Por Marielle Franco, Lucy Parsons, Audre Lorde, Berta Cáceres, Angela Davis e tantas e tantas outras!

SIGAMOS NA LUTA DE FORMA ORGANIZADA CONTRA AS OPRESSÕES DE GÊNERO, DE RAÇA, DE SEXUALIDADE, DE CLASSE. CONTRA O PATRIARCADO E CONTRA O CAPITAL!

PELO PODER POPULAR!

Manifestação em São Paulo – https://www.facebook.com/events/233357310874819/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s